STAE lança dados provisórios das algumas autarquias

Dados provisòrios do STAE indicam que a Frelimo venceu as eleições nas autarquias de Namaacha, Gorongosa, Milange,Maganja da Costa, Nhamayabwe, Ribáuè, Metangula e Mandimba onde a contagem dos votos está a 100 por cento.

São no total oito autarquias onde o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral já concluiu a contagem dos votos, de acordo com dados avançados na madrugada desta quinta-feira no site oficial do STAE.

E nestas autarquias, nomeadamente Namaacha,na província de Maputo, Gorongosa,em Sofala, Milange e Maganja da Costa,na Zambézia, Nhamayabwe,em Tete, Ribáuè, em Nampula, Metangula e Mandimba, na província de Niassa, a Frelimo é o vencedor.

Já em autarquias como Quelimane,Alto Molòcuè, Nampula,Ilha de Moçambique e Monapo,apesar de o nível de contagem variar entre 17 por cento e 98 por cento, a Renamo leva vantagem comparativamente aos principais concorrentes, que é a Frelimo e o MDM.

O STAE não divulgou ainda a contagem dos votos em algumas das principais cidades do País, como é o caso da Cidade de Maputo e Beira. Mas há também outras autarquias onde a contagem dos votos está a zero por cento, particularmente da província de Cabo Delgado.

Matola, a capital industrial, os dados preliminares dão vantagem à Frelimo, com 49.1 por cento dos votos, uma diferença de cerca de 4 por cento dos votos com a Renamo, que está com 45 por cento dos votos.

Mas é preciso lembrar que a percentagem na contagem de votos nesta autarquia é de 11 por cento, abrindo-se espaço para possíveis mudanças.

Via O pais