Moçambique e Turquia apertam cooperação parlamentar

Os Parlamentos moçambicano e turco pretendem cooperar para estreitar as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países.

A vontade foi expressa esta terça-feira, dia 10, em Maputo, pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, depois de ter recebido, em audiência de cortesia, a Embaixadora da Turquia em Moçambique, Zeynep Kililtan.

Segundo Macamo, o estabelecimento do entendimento parlamentar foi sublinhado pela diplomata turca em Moçambique, vontade que poderá ser concretizada através da assinatura de um memorando de entendimento ou protocolo de cooperação.

Durante a audiência, diz um comunicado do Parlamento, Verónica Macamo e Zeynep Kililtan abordaram o actual estágio das relações de cooperação existente entre os dois países, tendo Macamo enaltecido o apoio que a República da Turquia tem prestado ao Estado moçambicano, através de investimentos nas diversas áreas de cooperação.

A Turquia faz parte dos 10 maiores investidores em Moçambique e investe, actualmente, pelo menos 270 milhões de dólares. Os investimentos turcos abrangem as mais diversas áreas, entre as quais o turismo, a energia, a agricultura, infra-estruturas e a mineração.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*