Sexta-feira, Fevereiro 23, 2018
Home > Dicas & Curiosidades > Beber duas cervejas faz o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de dores

Beber duas cervejas faz o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de dores

Está com dor de cabeça? Uma pesquisa da Universidade de Greenwich revelou que beber duas cervejas tem o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de diversas dores. Aliás, a nova pesquisa afirma que as cervejas são até mais eficazes do que os medicamentos.

No decorrer de 18 estudos, os pesquisadores da Universidade de Greenwich descobriram que consumir dois copos de cerveja pode reduzir o desconforto de uma dor em um quarto. Ao elevar o teor de álcool no sangue para aproximadamente 0,08 por cento, o organismo passa por uma redução moderada da intensidade da dor.

Os pesquisadores explicaram que o álcool é um analgésico efetivo, que oferece reduções clinicamente relevantes nas classificações de intensidade da dor, o que poderia explicar o uso indevido de álcool em pessoas que sofrem com dores persistentes. Não está claro, no entanto, se o álcool reduz a sensação de dor porque afeta os receptores cerebrais ou porque simplesmente diminui a ansiedade, o que nos faz pensar que a dor não é tão ruim assim.

Segundo o Dr. Trevor Thompson, que liderou o estudo na Universidade de Greenwich, em Londres, o álcool pode ser comparado com drogas opioides, como a codeína, e que ele tem um efeito mais poderoso do que o paracetamol. Ele também disse que se fosse possível criar uma droga, sem os efeitos colaterais nocivos, mas com as mesmas propriedades do álcool, a medicina poderia ter medicamentos potencialmente melhores do que os que temos nos dias de hoje.No entanto, especialistas também afirmaram que é preciso esclarecer que os resultados do novo estudo não significam que o álcool seja bom para os seres humanos. De acordo com Rosanna O’Connor, diretora do sistema público de saúde da Inglaterra para Álcool e Drogas, “beber demais causa mais problemas a longo prazo”.

As diretrizes de saúde recomendam o consumo máximo de 14 unidades de álcool por semana para homens e mulheres, o que equivale a seis canecas de cerveja ou seis copos de 175 ml de vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *