Moçambique conta com plataforma electrónica de denúncia de casos de violência domestica

Tecnologia

Depois de ter acolhido a conferência sobre a Mulher Africana na Tecnologia, Moçambique decidiu reforçar à luta contra a violência doméstica, é uma das metas da plataforma electrónica “Nyandayeyo”, lançada recentemente na cidade de Maputo.

A plataforma foi desenvolvido pela Muthiana Code, uma comunidade que congrega adolescentes e mulheres jovens apaixonadas por tecnologia. A plataforma permite dar acesso à informação, possibilitando a visualização dos pontos de atendimentos mais próximos.

SEGUNDO MIWANDA LAINISSI, FUNDADORA E LÍDER DA MUTHIANA CODE, ATRAVÉS DO “NYANDAYEYO”É POSSÍVEL A DENUNCIA OU REPORTE DE CASOS DE VIOLÊNCIA OCORRIDOS.

A líder da Muthiana Code explicou que, para se ter acesso à aplicação, o utilizador deverá entrar no seu navegador de Internet, com dados móveis activos ou mesmo sem os dados móveis. O acesso também será possível através da tecnologia interactiva, que é suportada por todos os celulares, digitando o código *202#, que possibilitará a denúncia e para a visualização dos postos de atendimentos de casos de violência domestica.

Para quem não conhece, a Muthiana Code, é uma comunidade dedicada à formação, inserção e suporte de adolescentes e mulheres jovens nas áreas de engenharia. Pretende impulsionar a mudança, de forma leve e produtiva, para o desenvolvimento de várias áreas sociais do país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.