Moçambique vai ter instituto para o ensino de tecnologias

Tecnologia

Moçambique vai passar a contar com um instituto para o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação no próximo ano, anunciou o ministro da Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional.

De acordo com Jorge Nhambiu, citado hoje pelo diário Notícias, a instituição surge para responder ao contexto de expansão das novas tecnologias, capacitando estudantes moçambicanos no uso destes novos mecanismos.

“Apostar nas Tecnologias de Informação e Comunicação é uma necessidade”, disse o governante, sem avançar uma data específica para o arranque das actividades da instituição nem detalhes sobre a sua construção.

Nhambiu disse ainda que, no âmbito das estratégias do Governo para incentivar o uso das tecnologias nas instituições de ensino, Moçambique vai receber 200 computadores para os distribuir pelas escolas técnicas.

“Estamos a fazer um grande investimento em parceria com a Índia, de modo a termos mais computadores em escolas de ensino técnico”, explicou aquele responsável, acrescentando que com a chegada destes computadores passará a ser obrigatório que as escolas técnicas tenham uma sala de informática.

Dados do Ministério da Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional indicam que apenas 9% da população moçambicana tem acesso às tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.