Domingo, Fevereiro 18, 2018
Home > Tecnologia > Kotlin pode ultrapassar a Java em linguagem de programação em 2018

Kotlin pode ultrapassar a Java em linguagem de programação em 2018

Agora que a Google apoia oficialmente o desenvolvimento de aplicações com a linguagem Kotlin para Android, os programadores de apps em Java podem tornar-se “dinossauros”.

A Kotlin está a caminho de ultrapassar a Java como linguagem preferencial no desenvolvimento de aplicações para Android considera a Realm, fabricante de bases de dados para ambientes de mobilidade.

A empresa fez uma análise a partir de dados anonimizados sobre 100 mil programadores que utilizam as suas bases de dados, quanto às linguagens por elas usadas. Descobriu que 20 % das aplicações eram desenvolvidas com Java antes de a Google recomendar oficialmente o uso da linguagem Kotlin.

Com base nesses dados, a Realm prevê que a Kotlin deverá superar a Java, até Dezembro de 2018. Há potencial de mudar a forma como a Java é usada no servidor também, considera. “Em resumo, os programadores de Android sem competências para usar Kotlin correm o risco de serem vistos como ‘dinossauros’ muito em breve.”

Em Setembro de 2016, a Kotlin representava 5,1% do desenvolvimento para Android face a uma quota de 94,9 % ligada à Java, dizem os dados da Realm. Um ano depois, 14,3% é referente à Kotlin e 85,7% à Java. Quando a Google aprovou a Kotlin em Maio, os números revelavam uma distribuição com 7,4% para Kotlin e 92,6% para a Java.

A Realm diz que o crescimento da adopção da Kotlin é devido à sua modernidade, muito maior do que a da Java, diz Paul Kopacki. “É mais fácil de entender, é mais fácil de usar, um pouco elevada em abstracção, e concebida para dispositivos móveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *