Domingo, Fevereiro 18, 2018
Home > Uncategorized > Pílulas atrasam Ciclo Menstrual

Pílulas atrasam Ciclo Menstrual

pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que se deve recorrer depois de uma relação sexual em que não foi utilizada contracepção ou quando existe falha no método contraceptivo (camisinha estourou, ou esquecimento do uso da pílula anticoncepcional entre outros métodos falhados).

Hoje nas farmácias você encontra basicamente dois tipos de pílulas do dia seguinte: a pílula de contracepção de emergência com duas doses, ou seja, com dois comprimidos tomados cada um com intervalo de 12 horas; e outro com um comprimido somente. Ambas devem ser tomadas o mais breve possível da relação sexual até o período máximo de 72 horas.

pílula do dia seguinte actua na prevenção de possível gravidez, mas tem como efeitos possíveis impedir ou atrasar a ovulação, ou seja, atrasar todo seu ciclo menstrual (devido às altas doses hormonais da pílula do dia seguinte), impedir a fecundação/fertilização; impedir a implantação de um ovo na parede do útero.

pílula do dia seguinte pode prevenir bastante a gravidez e evitar o recurso do aborto. A contracepção de emergência tem também efeitos secundários como náuseas, vómitos e diarreia e por vezes, também dores de cabeça ou retenção de líquidos. Uma estratégia para evitar as náuseas e vómitos e tomar a pílula do dia seguinte com a comida ou na hora de deitar, ou tomar um medicamento anti-enjoo antes de tomar o método contraceptivo de emergência.

Tomar a pílula do dia seguinte muitas vezes durante o mês podem causar sérias alterações no ciclo menstrual e precipitando lacerações no colo do útero. Lembrando que o método não é 100% eficaz, existindo a possibilidade de uma gravidez, porém, o risco é menor. O uso frequente não é recomendável tanto pelos efeitos secundários quanto pelas altas doses hormonais. Por isso, converse com um médico especializado sempre na dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *