Morreu baterista Zeca Tcheco

Uncategorized

Morreu na madrugada de hoje o conceituado baterista e compositor do Grupo RM Zeca Tcheco. Um dos instrumentistas e produtores musicais mais sonantes de Moçambique, Zeca Tcheco perdeu a vida no Hospital Militar de Maputo, onde estava internado desde o dia 10.

Ainda não há informações concretas sobre a doença de que padecia, mas sabe-se que a equipa médica que observava Zeca Tcheco estava a realizar ainda uma série de exames que levariam a um diagnóstico mais preciso.

Um dos fundadores e integrantes do Grupo RM, criado em 1979, José Daniel Tcheco, de seu nome completo, era uma das figuras mais importantes do panorama musical moçambicano, com mais de 40 anos de carreira.

Pai do rapper Danny OG e irmão de Paíto Tcheco, baterista e percussionista do agrupamento Ghorwane, Zeca Tcheco foi o compositor do clássico musical “Mamana”, interpretado por Mingas. Acompanhou grandes nomes da música moçambicana, tais como Xidiminguana, Edy Mondlane, Wazimbo, Mingas e Pedro Ben, só para citar alguns nomes.

Participou na produção e lançamento do primeiro trabalho de originais do Grupo RM, intitulado “Muli Hefu”, no ano passado.

Tocou ao lado das figuras mais renomadas da música moçambicana, tendo assinado boa parte das músicas do Grupo RM.

Foi com Zeca Tcheco que Chico António e Mingas ganharam o prémio “Descobertas”, da Radio França Internacional (RFI), com o tema “Baila Maria”.

Via JN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.