Marcelo Rebelo de Sousa visita Moçambique a partir de amanhã

Presidente português ficará no país quatro dias

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, escala Moçambique a partir de amanhã, no cumprimento de uma visita de Estado de quatro dias. Rebelo de Sousa confirma assim a grande prioridade que quer dar aos países de língua oficial portuguesa, em África, na qualidade de Chefe de Estado.

A visita do presidente português surge num contexto em que os negócios entre Moçambique e Portugal aumentaram significativamente nos últimos cinco anos. As exportações de Moçambique aumentaram de 42 para 46 mil milhões de euros, entre 2011 e 2015, enquanto as importações moçambicanas aumentaram, no mesmo período, aumentaram em de cerca de 217 mil milhões de euros para mais de 355 mil milhões de euros.

Nos últimos dez anos, Portugal faz parte dos 10 principais investidores em Moçambique, com investimentos na agricultura, indústria extractiva e transformadora, para além da banca e comércio.

A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Moçambique foi no 1º Grande Fórum MOZEFO, realizado em Dezembro do ano passado, no qual participou como convidado de honra.

Durante a sua estadia em Moçambique, o Chefe de Estado português terá um encontro com o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, e irá visitar a Assembleia da República, o Museu de Pescas de Maputo, as instalações da cooperação Técnico-militar entre outras agendas.

Via O pais

Faça o primeiro comentário a "Marcelo Rebelo de Sousa visita Moçambique a partir de amanhã"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.